sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Chacrinha dizia : "- Quem não se comunica se estrumbica"



Fiquei muito feliz com a prova de ontem de Ciência Política e Teoria do Estado, espero que a professora considere e que eu tenha conseguido me expressar sobre a questão do Direito Quântico.
Dificil escrever sobre um assunto que não se tem tanto conhecimento.Não sei se consegui captar algo dentro da palestra que assisti.
Hoje a prova será da nossa professora mignon de Lingua Portuguesa. A matéria não é das mais dificieis, porém, levo em consideração que são exatos 6/7 anos que não estudo a Gramática limpa e seca, tenho lá minha dúvidas.
No entanto, sempre ouvi dizer que quem lê e escreve bastante tem um quê a mais. Ah, se assim fosse!
A Língua Portuguesa não é tão simples. Para escrever correto tem sim que estar de acordo com todas as regras e normas.
Hoje vou ver se aprendi sobre emissor, mensagem, receptor, canal, fonte, feedback e os tipos de linguagem.
 diferenças em mensagens de teor fático, poético, emotivo.
Se fizer com bastante calma e com toda atenção que o assunto merece, talvez consiga obter uma ótima nota. 

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Leitura nunca é demais


A leitura sempre fez parte da minha vida, desde pequena, quando passava horas me deliciando com os gibis de Walt Disney ou Maurício de Sousa.
Quando ouvia alguém falar para um aluno do curso de Direito que tinha que ler muito, não fazia ideia, pensava que era uma coisa simples. Nunca passou na minha cabeça de leiga, que não bastava ter 5 livros na mesa para ler, ler e ler...
Hoje, posso dizer, do lado de cá, como acadêmica de Direito que ninguém imagina a quantidade de assuntos, de textos, de autores que temos que dar conta. Hoje vejo que não são mais gibis, livros de ficção, romance, ação, auto ajuda, etc.. A literatura jurídica é muito mais complexa e extensa. Não sei como tem gente que não gosta de ler tem coragem de estar neste meio acadêmico.
Depois de ter enveredado por tantos caminhos, hoje repouso meus olhos em livros, me deliciando abaixo de uma frondosa árvore.

A insustentável leveza do ser

Considerações sobre a prova de ontem, Ciencias Humanas e Sociais, a professora foi justa e leal conosco ao fazer a revisão. Abordou um pouquinho de cada assunto.
Novamente por falta de atenção, preguiça de pensar ou ansiedade em acabar, confundi palavras primárias como, politeísmo e teocentrismo. No entanto, acredito que mesmo assim consiga obter uma boa nota.
A prova de hoje é Ciência Política e Teoria do Estado, a matéria poderia ser enfadonha, cansativa, no entanto, creio que poucas pessoas conseguem fazer com que esse assunto  não se torne chato; tive a sorte de ser aluna de uma delas. Seu nome? Ana Valeska Maia. Uma criatura que faz um assunto polêmico, tornar-se poesia.
Enquanto muitos professores se dedicam, estudam, para se tornarem máquinas de ensino, para serem professores por formação, Valeska não precisa se esforçar muito para tal, pois deve ser considerada como criação da própria deusa Palas Atenas, deusa da Sabedoria. Considero-a professora por vocação. Uma artista nata, que sabe como ninguém conduzir a arte do ensino.
Durante esses meses muitas coisas foram ditas, abordadas e declamadas em sala de aula e acredito que através desta abordagem muitos mudaram a concepção sobre Política. Aprenderam que não é a Política que é corrupta e sim as pessoas que a fazem. Corrupto é característica própria daqueles que não sabem conviver com o poder em suas mãos. Refletir o que fariamos se encontrassemos um anel de Giges. Tirar nossa máscara, nos despir diante um assunto tão polêmico e ler considerações da professora, dizendo para termos cuidado sobre o uso da anel.
E aprender sobre filósofos com uma apaixonada pela Filosofia é fácil, nem que seja por osmose.
Mergulhar no mundo das idéias, da razão, do questionamento, para conseguir entender ao menos as Teorias Contratualistas de Hobbes, Locke e Rousseau. Conseguir entender Leviatã e o "Estado de Natureza", o estado primitivo do homem, "a guerra de todos contra todos" e o Estado absolutista; logo em seguida nos depararmos com a obra Jonh Locke, contemporâneo de Hobbes porém com idéias contrárias, mais liberal e parlamentar. Onde suas idéias e convicções, suas obras iluministas serviram de base para Revolução Francesa, onde em sua principal obra o Estado não poderia ser tirânico e sim promover o bem estar social; Diante do estudo desses dois políticos, ainda nos foi apresentado a obra de Jean Jacques-Rousseau, que contesta a teoria do direito divino dos reis e do absolutismo real. Mais tarde suas obras se tornaram base para o Romantismo, ressalto uma de suas frases, quando diz: - "O maior passo em direção ao bem é não fazer o mal." Para Rousseau o Estado deveria ser dividido em três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.
Não esquecendo de falar de Nicolau Maquiavel, renacentista italiano e sua mais famosa obra: O Príncipe.
A cada capítulo descreve como um governante deve agir para continuar no poder e com poder. A adaptação aos meios sociais é uma das características que o principe deve ter. Se adaptar a quaisquer tipo de situação. não pode ser radical, mas também não pode ser maleável demais. Não pode ser fanático religioso, mas também, não pode ser ateu. Maquiavel trasmite uma idéia de que o governante, para ter sucesso na política deve saber dançar conforme a música. Defende a idéia que é melhor o príncipe ser temido do que amado. Até hoje este livro é mal interpretado. Mas no fundo ele é um manual para aqueles que pretendem iniciar na vida política.
Dentro de tudo que foi abordado e com o ensino primoroso que tivemos garanto que amadurecemos muito mais como seres humanos que somos. E este crescimento racional, político e social, com certeza será nossa maior nota de aprendizagem.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A dialética do pensamento filosófico

Hoje a prova para compensar a de ontem, será de Ciências Humanas e Sociais.
Para muitos a matéria é um tanto quanto vazia, mas para mim é algo tão simples e natural. Colocar minhas impressões sobre o contexto social, dos processos sociais e simplesmente falar sobre as relações humanas.
Fazer uma viagem propriamente dita pois para responder questões da atualidade o importante é ter domínio do passado, dos tempos Antigos, da tão conhecida Antiguidade.
Entender Socrátes, Platão e Aristóteles é fundamental para o bom entendimento dos filósofos de hoje em dia.
Como entender Weber, Bauman e Sponville se não dedica nenhum momento para prestar atenção no comportamento humano da atualidade?
O processo se dá com o interesse real dos individuos iniciando a racionalizar. O querer entender as coisas da natureza e observar todos os fenômenos que os circundam.
Sócrates iniciou o processo da dialética separando-a em duas etapas: ironia e maiêutica. Onde na ironia tende a confundir a idéia, o conhecimento de seu interlocutor em relação ao que este acreditava estar correto. Em seguida, ele fazia com que o interlocutor surgisse com novas concepções. Dizia que as pessoas deviam parir idéias.
Platão discipulo fiel de Sócrates surge com uma dialética, acima de tudo, voltada para o lado do mito e da alegoria. Daí pode-se observar a mensagem que ele pretende passar na sua famosa, Alegoria da Caverna. Para este filósofo tudo estava explicado no invisivel, tentava fazer com que as pessoas entendessem que antes dos fatos acontecerem no plano material, aconteciam num plano imaterial. A idéia era fundamental aos conceitos de Platão.
Para Aristóteles a dialética servia para o treinamento da mente. Durante muitos anos esta dialética serviu como uma parte central do aprendizado filosófico. Pois é através desta que se aprendia a confrontar as questões abordadas.
Dentro deste pequeno resumo podemos então dar um pulo cronológico e chegar no séc. XIX e XX para conhecermos então a Sociologia e tentar assimilar alguns sociólogos que a professora da matéria da prova de hoje abordou em sala de aula.
Inicialmente a pergunta: O que é Sociologia? Somos parte do contexto social? Como participamos deste processo?
Sociologia nada mais é que o estudo da sociedade e do processo do comportamento humano. Dentro desta ciência.
Dentro deste contexto é claro que Weber iniciou o processo de preocupação pelo caminho que a humanidade estava enveredando dentro do processo do Capitalismo. Onde as pessoas estavam perdendo o "ser" para o "ter" esta preocupação é bem observada em seu estudo. Em seguida nos deparamos com Bauman e sua Vida Líquida. Onde assim como Weber observa a liquidez da vida humana. Onde nada permanece, tudo se transforma. Os relacionamentos afetivos, as opiniões, o mercado de trabalho, tudo acaba caindo na efemeridade se tornando absolutamente passageiro, uma sociedade até mesmo sem opinião própria, de "marias vai com as outras", só ajudo o próximo se a minha vizinha ajudar, senão ajudo a matar.
No entanto dentro desta realidade surge o tão humano André Comte-Sponville, onde aborda em seu Tratado de Grandes Virtudes, que o ser humano e a sociedade deve resgatar seus valores e o que há de melhor no comportamento humano.
Resumidamente, esta será a prova de hoje. Espero que seja tão suave como o aprendizado da mesma.

A primeira prova de IED a gente nunca esquece


Não tenho nenhuma palavra em meu vocabulário que possa definir a decepção diante dos erros primários que cometi na prova de ontem.
Não acredito que a falta de atenção tenha conseguido derrubar todos os meus incansáveis dias de estudo.
Pois simplesmente estudo todas as matérias desde o primeiro dia de aula.
Não tenho coragem nem de postar aqui os erros, um deles foi inacetável, ter em mente o conceito de vigência, de eficácia e confundir a palavra efetividade com eficiência!!!!! Não, não e não! O que tem uma coisa haver com a outra? Por que simplesmente a tal efetividade inventou de sumir da minha cabeça bem na hora que estava resolvendo a questão? Que frustração!
Por mais que todos me consolem dizendo que essas coisas acontecem, que na próxima irei me sair bem, mas nada disso no fundo me conforma.
No entanto, agora tenho certeza que tudo que errei na prova aprendi para o resto da vida. Não irei mais esquecer nenhum deles.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Iniciando...


Diante de alguns dias de estudo surgiu uma necessidade inexplicável em mim de registrar impressões sobre minha vida acadêmica. Desabafar, minhas conquistas, meus medos, minha admiração pelo curso que cresce a cada dia.
Hoje percebo o quão é importante as pessoas conhecerem a Legislação que rege suas vidas, a Constituição Federal. 
Saber seus direitos e deveres é o mínimo que um cidadão deve ter consciência.Ainda hoje me envergonho quando lembro do meu professor de Direito Civil, Dirceu Medeiros, perguntando em nosso primeiro dia de aula, quem de nós havia lido a Constituição Brasileira. Poucos foram aqueles que levantaram a mão e eu fui uma das que não levantou, pelo fato de ser ignorante diante do assunto que estava sendo abordado. Que vergonha! 
Como podia exigir alguma coisa do Estado se não tinha entendimento do funcionamento da máquina administrativa? Hoje percebo que é muito fácil falar sem embasamento.  Só abrir a boca e repetir o que os meios de comunicação anunciam a quatro ventos. 
Hoje através do pouco que já estudei, que já li, percebo que as coisas não devem ser tratadas levianamente. São sérias. Viver civilmente não é algo simples e rasteiro, tem seu quê de complexidade. Inocente é aquele que acha que civilidade é puramente o viver em sociedade. Antes de bater no peito e se pronunciar cheio de direitos e deveres é melhor sentar e ler ao menos a Constituição.