terça-feira, 17 de abril de 2012

Reforma Penitenciária ou Reforma Humana?



Há muito tempo se fala numa reforma que transforme os presídios brasileiros. A super lotação, a péssima administração, a falta de infra estrutura com certeza deve ser revista e minuciosamente estudada pelas autoridades.
Muitos afirmam que o Direito não é uma forma de punição, mas uma forma "eficaz" de prevenção da conduta humana. Mas, quem concorda que quem está numa "jaula" sem ver a luz do sol já está sendo punido e entregue a sua própria sorte? 
Mas também, quem vive enjaulado? Os homens? Quem disse que somos humanos suficientes para não merecermos estas "jaulas"?
Como querem educar o ser humano, se este desconhece o real conceito de educação?
Concordo que diante da precariedade do sistema carcerário brasileiro fica humanamente impossível resgatar o pouco de humanidade que ainda resta àquelas pessoas. Salvo aquelas que ainda possuem-na.
Mas, antes de mais nada, não seria melhor reformar o indivíduo, a pessoa humana? A palavra correta não seria reformar, e sim transformar! 
A mudança seria benéfica em alguns aspectos, mas em outros, sabe-se que o Estado não possui caráter divino. Tem pessoas realmente cruéis, que não irão se conscientizar deste processo transformador e que são inimigas da sociedade realmente. Os psicopatas, os facínoras, os homicidas de alta periculosidade se equiparam, infelizmente, aos animais, necessitando ficarem enjaulados.  Pois não acredito que saibam reconhecer as melhorias.
No entanto, a realidade em questão necessita sim, que não somente as autoridades, mas a sociedade, voltem seus olhos para este sistema falido de reforma. 
Trabalhar em cima da reforma presidiária e humana não irá ser eficaz o suficiente. Pois a eficácia está tão somente na transformação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário