sábado, 21 de abril de 2012

A vida ensina


Lembro de minha infância, repleta de brincadeiras e de travessuras, muitas vezes passava dos limites como qualquer outra criança. Ou então, quando estava dando trabalho pra comer. Lembro do meu pai lembrando que caso eu não comesse o que tinha na hora do almoço tinha uma chinela me esperando. Não preciso dizer que não só comia, como engolia o que tinha no prato.
As crianças da minha geração cresceram com esse tipo de punição, eram raras aquelas que apenas com um castigo tomavam jeito. Fazia-se necessário uma palmada corretiva. E pergunto: Quantos adultos hoje em dia cresceram revoltados com seus pais por conta disso? Sinceramente? Não conheço nenhum.
E hoje, os adultos que apanhavam quando crianças, são adultos que conhecem o verdadeiro significado do respeito pelos pais e pelos mais velhos. Ao contrário do que se vê hoje em dia.
Onde está escrito que a palmada é uma agressão física e não uma forma de correção? Será preferível deixar que as crianças apanhem da vida? Ah, por que esta bate forte e não tem lei que a impeça disso! As crianças que se tornarão os adultos de amanhã, não conhecerão o significado engrandecedor da palavra respeito e por conta disso não estarão prontos suficientes para encarar as dificuldades que inevitavelmente irão enfrentar. Assim como também, não saberão até onde podem ir. Não saberão o significado essencial da palavra limite. 
Acredito cegamente que deve sim existir uma lei severa para aqueles pais que agridem com a única finalidade de machucar e maltratar. Aqueles que não fazem por amor e sim, por covardia. Aqueles que não querem prevenir antes de remediar, mas sim, que querem descontar seus estresses, frustrações e seus momentos de ira nos menores indefesos. Realmente, para esses desequilibrados que se vestem de pais, o mais sensato que deve haver é o vigor de uma lei tão dura, tão pesada quanto as suas agressões.
Porém, ao meu ver, faz-se necessário uma reformulação deste projeto de lei nas Casas Legislativas.Pois, os pais que devem ser punidos, não são aqueles que o fazem por correção, e sim, aqueles que fazem pela limpa e crua, agressão. Seria conveniente esta reformulação antes de ser aprovado no Senado.
Só para exemplificar esta falta de limites, um filho que faz uma coisa errada e que o pai insinua que irá bater, adverte-o e diz que irá chamar a polícia? Como assim? Houve uma troca de papéis aí? Ouve, sem dúvida nenhuma! Pois, quem adverte quem?
Hoje os filhos são grandes tiranos. Não aceitam serem contrariados. E estão cada vez menos preparados para encarar uma vida difícil, onde realmente somente os fortes conseguem encará-las de frente e dentro daquilo que se espera.
A Lei da Palmada surge para tirar as forças daqueles que estão dispostos a mostrar um caminho menos doloroso. E despreparar aqueles que seriam o futuro do nosso país. Mais uma vez, percebemos que o Estado democrático de direito, pretende subjugar seu povo. Marginalizando aqueles que poderiam fazer diferente. Mas diferente pra quê, se igual já está funcionando? Se os mártires já irão sofrer não sentenciados com a morte propriamente dita. Mas, com a morte da sua verdadeira capacidade de reagir aos seus verdadeiros algozes.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Reforma Penitenciária ou Reforma Humana?



Há muito tempo se fala numa reforma que transforme os presídios brasileiros. A super lotação, a péssima administração, a falta de infra estrutura com certeza deve ser revista e minuciosamente estudada pelas autoridades.
Muitos afirmam que o Direito não é uma forma de punição, mas uma forma "eficaz" de prevenção da conduta humana. Mas, quem concorda que quem está numa "jaula" sem ver a luz do sol já está sendo punido e entregue a sua própria sorte? 
Mas também, quem vive enjaulado? Os homens? Quem disse que somos humanos suficientes para não merecermos estas "jaulas"?
Como querem educar o ser humano, se este desconhece o real conceito de educação?
Concordo que diante da precariedade do sistema carcerário brasileiro fica humanamente impossível resgatar o pouco de humanidade que ainda resta àquelas pessoas. Salvo aquelas que ainda possuem-na.
Mas, antes de mais nada, não seria melhor reformar o indivíduo, a pessoa humana? A palavra correta não seria reformar, e sim transformar! 
A mudança seria benéfica em alguns aspectos, mas em outros, sabe-se que o Estado não possui caráter divino. Tem pessoas realmente cruéis, que não irão se conscientizar deste processo transformador e que são inimigas da sociedade realmente. Os psicopatas, os facínoras, os homicidas de alta periculosidade se equiparam, infelizmente, aos animais, necessitando ficarem enjaulados.  Pois não acredito que saibam reconhecer as melhorias.
No entanto, a realidade em questão necessita sim, que não somente as autoridades, mas a sociedade, voltem seus olhos para este sistema falido de reforma. 
Trabalhar em cima da reforma presidiária e humana não irá ser eficaz o suficiente. Pois a eficácia está tão somente na transformação.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Lei da Copa ou Lei do Copo?


"Eu bebo sim!
Eu tô vivendo
Tem gente que não bebe
E tá morrendo
Eu bebo sim!
Eu tô vivendo
Tem gente que não bebe
E tá morrendo
Tem gente que já tá com o pé na cova
Não bebeu e isso prova
Que a bebida não faz mal
Uma pro santo,bota o choro,a saidera
Desce toda a prateleira
Diz que a vida tá legal
Eu bebo sim!
Eu bebo sim eu tô vivendo
Tem gente q não bebe
E tá morrendo
Eu bebo sim!
Eu tô vivendo
Tem gente que não bebe e tá morrendo
Tem gente q detesta um pileque
Diz que é coisa de moleque
Cafajeste ou coisa assim
Mas essa gente quando tá com a cara cheia
Vira chave de cadeia
Esvazia o botequim
Eu bebo sim!
Eu bebo sim eu tô vivendo
Tem gente que não bebe e tá morrendo
Eu bebo sim!
Eu tô vivendo
Tem gente que não bebe e tá morrendo
Bebida!
Não faz mal a ninguém
Água faz mal a saúde"
Talvez os parlamentares que votaram a favor da Lei da Copa tenham essa música de Elizeth Cardoso um hino! Por que seria diferente? Afinal, dizem que o Brasil é o país do futebol. Quem achou realmente que iriam deixar de vender bebida alcoólica nos jogos do mundial? Derrubaram o Estatuto do Torcedor? Ah, agora sim os jogos serão seguros. Não haverá mais anarquias, arruaças, arrastões, brigas, mortes. Pois, estarão triplamente embriagados e supostamente exaltados. Afinal, antes por conta do Estatuto do Torcedor a bebida era proibida. E dizem que: "Tudo que é proibido é mais gostoso". Realmente com a bebida livre para comercialização, todos os problemas serão solucionados,. pois os brasileiros sabem beber com moderação. Afinal o número de mortes causado por motoristas embriagados em 2011 superou mais da metade das 37.500 . Sem contar que, cada 100 vítimas que chegam aos IMLs para estudo cadavérico 95 têm álcool no sangue. Claro que os políticos devem ter feito um estudo minucioso sobre essas estatísticas. Ah, se tudo fosse diferente!
Difícil é acreditar que tudo ocorreu tão rápido, ao contrário da votação sobre o Código Florestal. Mas, quem está dando a real atenção para tudo isso? Quem quer saber se a Copa está chegando e o circo dos horrores será montado bem nos nossos narizes? O mais engraçado é ver que as mesmas pessoas que fazem campanha para a não construção de Belo Monte, são as mesmas que irão comprar os ingressos para assistirem aos jogos. Quanto falso moralismo.
Ninguém sabe se a presidente Dilma irá sancionar a lei. Mas, existe 90% de possibilidade que será.
O circo montado, palhaços no picadeiro e o espetáculo consiste em ver 11 homens correndo atrás de uma bola.