quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Luto pela ÉTICA

A palavra da vez é a Ética, mas nesta postagem quero ressaltar esta característica indispensável no caráter de um operador de Direito.
Quanto mais estudo, sim, ainda estou caminhando pelo 2º ano do curso de Direito e conheço as pessoas desta área, mais me deparo com a falta de caráter dos profissionais da área.
Não posso ser cega e ignorante, ao afirmar que é mais fácil um político entrar no reino dos céus, que um advogado.
A falsidade no olhar, o sorriso amarelo, a ambição, a corrupção, são fáceis de detectar nos corredores dos fóruns de todo Brasil, quiçá do mundo.
A mentira é a companheira daqueles que se julgam detentores da Lei, e defensores da Constituição.
Lembro que um professor uma vez disse: É impressionante que os primeiros que fazem errado, no ramo do Direito do Trabalho, são os escritórios jurídicos. Os escritórios que deviam dar exemplo, não dão! Hei de concordar! Fácil verificar por aí, tanta coisa errada, tanta falcatrua, tanta trapaça. Mas enfim, advogado que é advogado, se não tiver ética, dificilmente irá agir de forma correta.
E ainda me perguntam: Se você acha tudo isso, por que escolheu esta profissão? Respondo: Escolhi por que quero fazer parte da minoria que não foi para o lado negro da lei. E sem contar, que tudo na vida existe o lado positivo e negativo. E sei que a imagem negativa, não é da profissão, do curso, é do HOMEM. Já ouvi uma pessoa falar que estava fazendo o curso de Direito pra entrar para política e ganhar muito dinheiro. Oras, por que não faz Administração de Empresas, então? Este com certeza será mais um advogado que sujará a imagem dos profissionais bem intencionados.
Mas, a única coisa que sei é que a Ética Jurídica ofertada nas grades acadêmicas, principalmente aqui do Ceará, serve apenas para que a pessoa estude para acertar as 10 questões da prova da OAB e nada mais. Pois ou se nasce com ética ou não. Ninguém estuda, ninguém aprende a ser ético.Existem coisas que devem fazer parte do caráter e a ética jurídica e profissional é uma delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário